sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Macegueiros na Cavalgada do Mar 2010.

Os Macegueiros na Cavalgada do Mar 2010.

Etapa – Arroio do Sal (CTG Rincão de Estância) – Torres (Parque do Balonismo)

O Grupo de Cavalgado Recanto dos Macegueiros ao chegar no CTG Rincão de Estância, em sua cidade de Arroio do Sal, montou acampamento e saudou a todos os participantes da Cavalgada com uma faixa de boas vindas “Os Macegueiros saúdam os participantes deste evento”. Os animais foram desencilhados, alimentados e colocados para pastarem a sobra dos eucaliptos. O almoço estava pronto, arroz com galinha regado a cervejas e refrigerantes. O período da tarde foi para descanso dos cavaleiros e cavalos. Ao chegar a noite, foi servido um mate para todos com muita prosa e uns tragos de canha enquanto o macegueiro Paulo Luiz elaborava um saboroso entrevero. Antonio Chaikovisck pegou o violão e iniciou a tertúlia livre, logo em seguida os nossos vizinhos de acampamento, um piquete da cidade de Viamão, se juntou a nos e a musica deslanchou. Foram varias musicas executadas e cantadas pelos presentes com vibração e alegria demonstrando a camaradagem e a amizade existente entre os participantes da cavalgada. Após a janta, fomos apreciar a festa oferecida pelo CTG Rincão de Estância em parceria com a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, e o conjunto musical Balanço de Galpão estava na animação.

O baile estava bom, mas o dever nos chamava, era hora de descansar, pois a jornada iria prosseguir no dia seguinte. O sol nem tinha nascido e o clarim avisava que era hora de levantar. Cevamos o mate e fomos tratar dos cavalos a etapa derradeira estava começando.

Pilchas no capricho, cavalos encilhados e a bandeira dos macegueiros tremulando fomos para a formação da coluna para inicio da cavalgada. Tudo pronto e na hora marcada foi dada à partida para a ultima etapa da cavalgada do mar 2010. Saímos das dependências do CTG Rincão de Estância e cruzamos a cidade de oeste à leste, pela avenida principal, chegamos a beira mar e tomamos a direção norte, rumo a cidade de Torres. O dia estava lindo, sol brilhante e uma brisa agradável, a praia estava com muitos banhistas que vibraram com a passagem da cavalgada. A coluna de cavalos e cavaleiros realizou três paradas no trajeto de Arroio do Sal a Torres; a primeira junto ao riacho da Praia Azul, a segunda junto ao riacho da praia Estrela do Mar e a terceira e ultima na praia Itapeva, em todas paradas foram dados de beber aos animais e houve um período de descanso de 15 a 20 minutos. Quando a cavalgada atingiu os limites de Torres com Arroio do Sal, a prefeitura de Torres serviu potes com água potável e colocou a disposição uma ambulância para pronto atendimento, o comando regional da Brigada Militar destacou seis soldados motociclistas para fazerem a escolta. A cavalgada, após a ultima parada, foi reorganizada e colocaram em lugar de destaque as mulheres cavaleiras, pelotão de anitas, justa homenagem à mulher guerreira, Anita Garibaldi. A Cavalgada chegou a Torres, passou pelo parque da Guarita, praia da Cal, praia da Prainha, praia Grande, molhes do rio Mampituba e daí seguiram pelos principais artérias até o Parque do Balonismo onde foi encerrada.

A cavalgada mesmo sendo contestada por uns e aplaudida por outros é uma atividade sadia, tendo como objetivo principal divulgar a cultura e os costumes do homem campesino. O cavalo é o nosso parceiro de todas as horas, sempre tratado com carinho e amor, dedicação e respeito é o nosso amigo do peito. Ate a próxima cavalgada, 2010 já deixou saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário