sexta-feira, 5 de março de 2010

Os macegueiros na cavalgada do mar 2010

Os Macegueiros na Cavalgada do Mar 2010.

Etapa – Capão da Canoa (CTG João Sobrinho) – Arroio do Sal (CTG Rincão de Estância)

O Grupo de Cavalgadas Recanto dos Macegueiros se incorporou a Cavalgada do Mar no dia 25.02, em Capão da Canoa nas dependências do CTG João Sobrinho. Foi montado o acampamento, após foram recebidos, desembarcados os cavalos (eles foram transportados de caminhão em veiculo preparado para transporte de cargas vivas), e colocados em local adequado para serem alimentados e descansarem. A janta foi chuleta no disco, regada a cerveja e acompanhado de uma tertúlia livre. O tempo deu uma refrescada a noite, com um ventinho bem frio pra essa época. No salão principal do CTG, houve uma noitada, para alegrar os participantes do evento e nos participamos, confraternizado com vários amigos que não víamos a um bom tempo. Nos recolhemos ao acampamento para descanso, que no dia seguinte, às 07,00 horas, a cavalgada reiniciaria.

O clarim indicou a alvorada, “todos de pé”; o sol ainda estava sonolento no horizonte, era hora de alimentar os nossos parceiros e hidrata-los. Tomamos um mate, apanhamos uma garrafa com água, encilhamos os nossos cavalos e na hora prevista já estávamos prontos, como bons soldados maragatos, para mais essa etapa.

Os comandantes quando verificaram que a coluna estava pronta, iniciaram a marcha, o deslocamento até a praia do Barco, beira do mar, foi realizado sem surpresas. No trajeto os componentes do CTG Rincão de Estância, se incorporaram à cavalgada. Ao chegarmos na beira mar, tivemos uma surpresa um pouco desagradável, o mar estava com uma ressaca e as suas ondas vinham e lavavam a praia, chegando ate os comos de areia. O trajeto foi realizado com mais cuidado, para não colocar em risco o animal e o cavaleiro. Aproximadamente, de hora em hora foi realizado uma parada de 15 a 20 minutos para descanso junto a um riacho com uma boa aguada para os animais. O sol estava quente, mas a temperatura era amenizada pelo vento que soprava do mar. Ao passarmos pela praia de Arroio Teixeira a prefeitura de Terra de Areia ofereceu aos participantes, suco de abacaxi e ou licor de abacaxi, realizando uma propaganda da sua produção de abacaxis e da Festa Estadual do Abacaxi.

A Cavalgada transcorreu normal, sendo saudada a sua passagem pelos poucos banhistas e pescadores que se arriscaram a irem a beira mar. A chegada a Arroio do Sal, foi triunfal, ao nos dirigir as dependências do CTG Rincão de Estância, desfilamos pela avenida principal e fomos saudados pela população de forma entusiástica. Os macegureiros, junto com mais de centenas de participantes tinham cumprido a missão e essa etapa estava vencida.

Um comentário:

  1. boa noite, gostaria de saber se alguem sabe o nome da musica cantada pelo vilmar romera na cavalgada do mar.

    ResponderExcluir