O Macegueiros na 4ª Cavalgada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
O Grupo de Cavalgadas Recanto dos Macegueiros participou com um contingente respeitável a 4ª Cavalgada a Gruta de Lourdes no município de Dom Pedro de Alcântara. Os Macegueiros se reuniram a partir das 10,00 horas de sábado dia 12 de junho no Centro de Treinamento e Adestramento de Animais do senhor Leandro Valim, no Pinus Park, município de Arroio do Sal. Feita a verificação dos materiais para o pernoite e revisão da encilhas dos animais foi servido o aperitivo acompanhado de uma boa tertúlia, oferecida pelo artista macegueiro Antonio Elias, o Chaikoviski. Ao meio dia, foi servido o almoço, tendo como cardápio, galinha com arroz e saladas de tomates, cebolas e repolho acompanhado de bons vinhos, tintos e brancos.
Às 13,00 horas, como estava previsto, foi iniciada a primeira etapa da cavalgada. Cavalos garbosos, encilhados a caprichos tendo os seus parceiros orgulhosos nos dorsos. Piazitos e prendinhas junto com seus pais coloriam com as suas alegrias o trajeto previamente estabelecido. O pelotão da frente, formado por três macegueiros, carregava as bandeiras do Brasil, do Rio Grande e do grupo do Macegueiros. O itinerário foi Pinus Park, Balneário Atlântico, Interpraias, Praia Azul, Praia Arroio Seco, Praia Serra Azul, entrando no território do município de Torres na Praia Paraíso. Na Praia Paraíso foi feito um alto técnico para verificar o estado dos animais e dos participantes. Após breve descanso, foi reiniciada a jornada, seguindo pela Interpraias passando pela Praia Real, Praia Estrela do Mar, Praia Recreio, Praia Weber, Praia Gaúcha e Praia de Itapeva. Na Praia de Itapeva a cavalgada seguir por uma estrada secundária, passando pelo Pórtico de Entrada do Camping Itapeva até a estrada do Mar, ultrapassado e chegando ao local do pernoite, junto ao Restaurante Tamburiki de propriedade do senhor Pedro Simão. O senhor Pedro Simão cedeu uma residencia para ser utilizada como dormitório. Animais desencilhados, colocados no potreiro para descanso e o chimarrão, a canha e uma boa charla para esperar a janta.
O jantar foi servido no restaurante Tamburiki. Um" buffet" excelente que agradou a todos, a comida muito saborosa e acompanhada de vários tipos de saladas.
A data, 12 de junho, foi comemorada em grande estilo, era o aniversário do Grupo, segundo anos de existência e o dia de homenagear os seus parceiros e parceiras dia dos namorados.
Após os champanhas retornaram para a casa dormitório e foi iniciada uma tertúlia livre que entrou madrugada adentro. O sono foi tranqüilo até as 04,30 horas, após ninguém conseguiu dormir, o Jacaré veio da festa na Comunidade do Jacaré e acordaram todos. Ele cantou, trovou, dançou e sapateou. A próxima vez ele vai levar um banho frio pra se acalmar....
A 06,00 de domingo, a alvorada, mas todos já estavam em pé, querendo tirar o couro do jacaré que queria dormir. O café foi servido no restaurante Tamburiki, um verdadeiro café colonial.
Às 08,00 horas, todos os participantes, estavam prontos para iniciarem a segunda etapa da cavalgada antes porem foi feito um agradecimento ao senhor Pedro Simão, que mui gentilmente acolheu o Grupo e prestou atendimento diferenciado no seu restaurante. O itinerário foi o seguinte: o inicio foi junto a residencia do senhor Pedro Simão, seguindo pelo campo até uma estrada secundária que leva até a Br 101, junto ao Castelinho. Neste local se reuniram com os demais participantes da 4ª Cavalgada a Gruta de Lourdes que vinham pela Br 101 que partiram de Torres. O deslocamento foi feito pela estrada lateral e em alguns trechos pela pista em construção, sempre acompanhados pelos patrulheiros da Policia Rodoviária Federal. Ao chegar no Pórtico de Dom Pedro de Alcântara, os participantes vindo de Três Cachoeiras se incorporaram e a cavalgada seguiu pela estrada de acesso a cidade. Mas de 600 cavaleiros receberam o carinho dos moradores de Dom Pedro de Alcântara e dos romeiros dos municípios visinhos, chegando a área da Gruta para participar da missa campal, rezada junto ao altar de homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Após a missa, foi servidos o almoço, churrasco com rosca.
Aproximadamente, às 14,30 horas foi iniciada a cavalgada de retorno. O trajeto foi o inverso até o trevo para São Brás, estrada São Brás ate a Praia de Itapeva, da praia de Itapeva o sentido sul ate a Praia Paraíso. Praia Paraíso uma parada e a senhora Jane, esposa do parceiro de cavalgada Alípio, ofereceu um lauto café. Após o café, o retorno foi realizado via Interpraias até o Balneário Atlântico. A chegada ao Centro de Treinamento e Adestramento do Leandro Valim foi aproximadamente 19,00 horas.
Eis os participantes:
Leandro Valim, Alex Valim, Ademar(binho), Joel, Luiz Carlos, Paulinho, Geremias(Gere), Ramiro Mello, Alípio, Andersom Valim, Vilmar, Dr. Paulo, Ernando Elias, Joca, Levy, Jacaré, Edinho, Alisson (filho do Folha), Valter e sua filha, Débora, Alice, Tadeu e sua filha Joaninha, Jair e sua filhinha, Juliano, Lucas, Clovis, Vivaldo, Jonas (carreirinha)
Equipe de Apoio:
Antonio Elias (o Chaikoviski), Luiza, Sonia, Jane, Paula, Juliana, Mãe da Alice e amiga, dona Elza, dona Vandinha e Enerina, e Joelma.
A direção agradece a colaboração pois sem ela não haveria sucesso.